Observatório Social de Chapecó apresenta resultados de 9 anos em reunião com autoridades maçônicas

Observatório Social de Chapecó apresenta resultados de 9 anos em reunião com autoridades maçônicas

O Observatório Social do Brasil (OSB) de Chapecó realizou, no dia 22 de agosto, no Hotel Lang, reunião de trabalho com a Alta Administração da Grande Loja de Santa Catarina (GLSC).

Coordenado pelo presidente do OSB Vilmar Luiz Mattiello, participaram do encontro o presidente do Conselho Consultivo Armelindo Carraro, os vice-presidentes adjuntos Jandir José Biavatti, Vicente Vitelmo de Freitas e Edson Edir Dick, o coordenador do projeto Cidadania e Controle Social Dilço Tessaro, a Secretária Executiva Luciana Maria Ziglioli, e o Assessor de Comunicação do Observatório Marcos Antônio Bedin, além de dirigentes do Hospital Regional do Oeste Ingo Luiz Rodrigues e Mauro Damo, do Presidente da Sociedade Amigos de Chapecó Luiz Augusto Gemelli. Pela GLSC estiveram presentes o Grão-Mestre Paulo Augusto Meira de Albuquerque, o Deputado do Grão-Mestre Rafael de Mello, o ex-Grão-Mestre João Eduardo Noal Berbigier, o Grande 1º Vigilante Renato Behm, o Grande 2º Vigilante Marcos José Mendonça, o Grande Inspetor Litúrgico Celso Edmar Coletti, e o Assessor Especial do Grão-Mestre para Comunicação Institucional Wilson Steinwandter ao lado de outras autoridades maçônicas.

Na ocasião, Vilmar Mattiello destacou os resultados obtidos pelo OSB ao longo de seus nove anos de atuação, com ênfase nas iniciativas de acompanhamento de licitações públicas, o que gerou uma economia direta de aproximadamente R$ 55 milhões e uma economia indireta acumulada de R$ 278 milhões. Além disso, o OSB acompanhou 31 obras públicas e desenvolveu o projeto “Cidadania e Controle Social”, que capacitou 1379 acadêmicos de duas Universidades parceiras.

O dirigente do OSB-Chapecó expôs o panorama das principais ações, evidenciando a importância do monitoramento social na promoção da transparência e da boa gestão dos recursos públicos. 

Entre os temas abordados também foi destacado o lançamento do primeiro Relatório de Sustentabilidade da instituição, um marco para o OSB-Chapecó. Cada participante recebeu um exemplar do relatório, que simboliza e documenta o compromisso da organização com a prestação de contas e a sustentabilidade em suas operações.

O Grão-Mestre Paulo Albuquerque elogiou a ação do OSB e convidou o presidente para expor os objetivos, a metodologia e os resultados do Observatório na próxima Assembleia Geral da GLSC, de forma a estimular e engajar todas as Lojas Maçônicas no apoio a esse movimento de elevado interesse da sociedade.

A reunião reforçou a relevância do trabalho do OSB-Chapecó na construção de uma sociedade mais ética e cidadã, com a participação ativa de organizações parceiras, como a Grande Loja Maçônica de Santa Catarina.

Como Ingressar na Maçonaria em São Paulo Brasil
Play Video
Play Video
Play Video
Play Video