No dia 2 de setembro, o Templo da Grande Loja de Santa Catarina, em Florianópolis, foi palco da Sessão Magna Pública em celebração ao Dia da Independência. O evento reuniu aproximadamente 650 participantes, incluindo Irmãos, cunhadas, sobrinhos e convidados da Grande Loja de Santa Catarina (GLSC), do Grande Oriente de Santa Catarina (GOSC) e do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina (GOB-SC). O ponto alto da Sessão foi a palestra “O Ministério Público em Defesa da Vida e da Dignidade da Pessoa Humana”, ministrada pelo Procurador-Geral de Justiça Fábio de Souza Trajano.
Vídeo compacto desta Sessão pode ser assistido clicando aqui e de toda a Sess
ão neste link.
Antes da solenidade, as autoridades foram recebidas na sala do Grão-Mestrado pelo Irmão Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina.
A fachada da Grande Loja de Santa Catarina com uma iluminação especial para a Sessão.
Da esquerda para a direita, os Irmãos Adalberto Aluízio Eyng, Grão-Mestre Geral Adjunto do GOB; Nilson Manoel de Souza, Grão-Mestre do GOB-SC; Abelardo Camilo Bridi, Grão-Mestre do GOSC; Avelino Lombardi Junior, Grão-Mestre Adjunto do GOB-SC e Venerável Mestre da Sessão; Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Grão-Mestre da GLSC; Flávio Rogério Pereira Graff, Ex-Grão-Mestre da GLSC, representando o Governador de Santa Catarina Sr. Jorginho Melo; e o Excelentíssimo Sr. Topázio Silveira Neto, Prefeito de Florianópolis.
A relação completa de todas as autoridades presentes por ser conferida neste link.
Após a entrada das Bandeiras do Brasil, de Santa Catarina, de Florianópolis e das Três Potências Maçônicas Regulares de Santa Catarina, foi executado o Hino Nacional Brasileiro. A abertura do Livro da Lei foi procedida pelo Irmão Adriano Zanotto, Orador da Sessão.
Na Ordem do Dia, Procurador-Geral de Justiça de Santa Catarina Sr. Fábio de Souza Trajano (ler curriculum), palestrou sob o tema “O Ministério Público em Defesa da Vida e da Dignidade da Pessoa Humana”. Clique aqui para escutar a palestra.
Uma panorâmica do Templo, no momento da palestra pode ser conferida clicando aqui.
O Irmão Abelardo Camilo Bridi, Grão-Mestre do GOSC, agradeceu ao palestrante pela brilhante palestra, o Irmão Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Grão-Mestre da GLSC, entregou uma placa em nome das três Potências Maçônicas Regulares de Santa Catarina, e o Irmão Nilson Manoel de Souza, Grão-Mestre do GOB-SC, entregou um mimo. Assista ao vídeo neste link.
Na sequência, o Sr. Fábio de Souza Trajano entregou um kit da Campanha Cultivando Atitudes para cada Grão-Mestre. Assista aqui.
O Irmão Abelardo Camilo Bridi, Grão-Mestre do GOSC, falou em nome das três Potências Regulares do Estado de Santa Catarina. No início de seu discurso, aproveitou o “gancho” do Palestrante: ”há alguma coisa errada no nosso País!”. Toda sua fala pode ser lida aqui.
A saudação ao Pavilhão Nacional (ler aqui) foi realizada pelo Irmão Adriano Zanotto, Orador da Sessão, que após a saída do Pavilhão Nacional, acompanhado das demais bandeiras, prodeceu o fechamento do Livro da Lei.
O Venerável Mestre convidou todos a participarem de um coquetel no Salão de Eventos da sede da GLSC, e declarou por encerrada a Sessão Magna Pública Comemorativa ao Dia da Independência.
Mais registros fotográficos podem ser vistos clicando aqui.